top of page
  • Angela

Rastreamento de contato digital: o que você precisa saber

Em 20 de maio de 2020, o Google e a Apple lançaram sua tecnologia de rastreamento de contatos móveis para ajudar nos esforços do COVID-19. Em vez de um único aplicativo nacional, cada estado dos EUA que optar por usar a tecnologia do Google e da Apple deve desenvolver seu próprio aplicativo iOS e Android para seus residentes. Aqui está o que você precisa saber para sua própria privacidade e segurança, pois os estados decidem se adotarão a inovação:




1. A participação no rastreamento de contatos digitais é obrigatória?

Qualquer aplicativo de rastreamento de contato digital é totalmente opcional. Nem o governo nem nenhuma empresa de tecnologia podem coletar ou compartilhar seu status de infecção por COVID sem o seu consentimento. Mesmo se você optar por participar, poderá decidir, posteriormente, desativar a tecnologia.


2. Como a tecnologia funciona?

A tecnologia usa o Bluetooth para determinar se você entrou em contato com um indivíduo infectado. Ele faz isso transmitindo um sinal conhecido como "farol" - uma sequência de números aleatórios que mantém o seu anonimato - do seu dispositivo móvel para outros dispositivos, que gravam e armazenam esse sinal. Ao enviar seu próprio sinal para outras pessoas, seu telefone também aceitará sinais de outros dispositivos simultaneamente. Esses sinais codificam a duração (tempo) e a força (distância) da interação.


Os usuários que testaram positivo para COVID-19 e que consentiram em compartilhar essas informações no aplicativo terão seu sinal exclusivo documentado em uma lista de diagnóstico positivo. Pelo menos uma vez por dia, cada telefone comparará sua própria lista interna de sinais - representando as pessoas com quem você entrou em contato nos últimos 14 dias - com os sinais nessa lista de diagnóstico positivo. Se houver uma correspondência, você receberá uma notificação informando sua exposição ao COVID 19 e será avisado sobre as próximas etapas.


Duas distinções importantes:

A tecnologia rastreia a proximidade, não a localização. Isso significa que, embora o aplicativo possa determinar com quem você entrou em contato, ele não pode dizer onde isso aconteceu.


A tecnologia apenas notifica a exposição, não a fonte de exposição. Mesmo se você optar por compartilhar seu resultado positivo no aplicativo, seu nome e outras informações de identificação nunca serão compartilhadas com a Apple, o Google ou os usuários com os quais você esteve em contato. Os indivíduos expostos nunca saberão quem está na lista de diagnóstico positivo.


3. Se eu optar por participar, como meus dados serão gerenciados? Quais são os meus direitos de privacidade?


A tecnologia da Apple e do Google usa um modelo descentralizado de armazenamento de dados, no qual suas informações de saúde são armazenadas em seu próprio telefone, e não em um banco de dados central controlado pelo governo ou pela Apple e Google. Você controla os dados e a decisão de compartilhar esses dados.


Os dados podem ser usados ​​apenas para rastreamento de contatos; nenhum policiamento ou monetização de qualquer forma é permitido. Além disso, todos os aplicativos que usam a tecnologia da Apple e do Google devem excluir os dados depois que eles não forem mais necessários.


4. Quais são as limitações desta tecnologia?


Participação: para que o rastreamento de contatos digitais seja eficaz, os especialistas em saúde pública acreditam que 60% da população dos EUA precisa participar. Pode ser difícil alcançar essa maioria, dadas as preocupações de privacidade e segurança, além da desconfiança do governo e da indústria de tecnologia.


Precisão: a tecnologia da Apple e do Google usa Bluetooth para determinar a proximidade das pessoas. Como o Bluetooth penetra através de paredes e janelas fechadas, ele não consegue diferenciar cenários de distância e duração iguais, mas com severidades muito diferentes. Por exemplo, duas pessoas conversando a um metro de distância e sem máscaras têm um alto risco de transmissão. Por outro lado, duas pessoas, cada uma em seus próprios carros, sentadas a dois metros uma da outra no trânsito, com as janelas fechadas, têm um risco muito menor de transmissão. Isso significa que pode haver falsos positivos nos quais os usuários são notificados da exposição, quando, na realidade, não estão em contato com uma pessoa infectada.


Engajamento: como a tecnologia da Apple e do Google é descentralizada, depende do usuário a ação responsável. Se aqueles que tiverem resultados positivos não reportarem seu status no aplicativo, os expostos não serão informados. E se aqueles que receberem uma notificação não isolarem e buscarem testes, o rastreamento digital de contatos não contribuirá muito para os esforços de contenção. Em outras palavras, o rastreamento digital de contatos não é a solução singular para combater o coronavírus; deve trabalhar em conjunto com outras medidas públicas e privadas como uma estratégia maior de saúde pública.


5. Devo me inscrever nesta tecnologia?


Por fim, somente você pode tomar essa decisão por si mesmo. As circunstâncias de cada pessoa são únicas; em vez de fazer uma recomendação generalizada, o objetivo deste documento é ajudá-lo a avaliar os prós e contras e chegar a uma decisão informada.

22 views0 comments
bottom of page